subir

Por qué no te callas


"Por qué no te callas", foi a frase que o rei de Espanha utilizou para mandar calar o Presidente da Republica da Venezuela durante a 17ª Cimeira Ibero-americana.
Porquê?
Porque, o Presidente da Republica da Venezuela afirmou que o ex-primeiro-ministro da Espanha José María Aznar (1996-2004) era fascista.
Porque, o Rei de Espanha foi nomeado por Franco e o Presidente da Republica da Venezuela, foi eleito pelo povo da venezuelano (três vezes).
Porque, o rei de Espanha e o ex-primeiro-ministro da Espanha José María Aznar (assim como os Estados Unidos), nada tiveram a ver com o golpe ocorrido na Venezuela, em 11 de Abril de 2002, onde o Presidente eleito foi destituído do poder e Carmona nomeado presidente interino, com suspensão da Constituição venezuelana e a dissolução do Congresso. Os embaixadores norte-americano e espanhol em Caracas porém, assistiram à cerimônia de posse dessa efémera junta de governo civil-militar.
Porque, a empresa espanhola Unión Fenosa, também nada teve a ver com tal golpe de estado;
Porque, o Rei de Espanha “esquece” ser herdeiro da cruel ditadura de Francisco Franco, e dum antigo império responsável pelo genocídio de civilizações inteiras no continente sul-americano.
Por qué no te callas? Porque há memória...
(Ver opinião de José Manuel MARTÍN MEDEM AQUI)