subir

a FEP - The future of light as we know


Os inspectores da Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) estão receber formação militar de agentes dos serviços secretos portugueses e elementos da SWAT, o corpo de intervenção da polícia norte-americana, dizia o semanário Expresso.
No centro de formação da ASAE em Idanha-a-Nova, os agentes e estagiários da autoridade fiscalizadora, aprendem a manusear armas numa carreira de tiro e técnicas de defesa pessoal.São também ministradas aulas de análise e tratamento de informação por agentes do Serviço de Informação e Segurança (SIS), que transferiu uma das suas técnicas mais especializadas para os quadros da ASAE no âmbito de uma «cooperação específica» entre as duas agências.
Noutro centro de instrução da ASAE, na Arrábida, os inspectores aprendem a utilizar técnicas de imobilização e são treinados em situações de perseguição automóvel.
Está previsto para breve um curso ministrado pela SWAT, que pretende capacitar os novos estagiários da ASAE em técnicas de acção ofensiva.
Para alguns agentes, «esta preferência pela componente musculada» é «uma tentativa de transformar um organismo criado especificamente para a fiscalização das actividades económicas numa verdadeira polícia», refere o referido semanário.
Más linguas ou talvez não, já dizem que a ASAE vai deixar de ser um simples "órgão de fiscalização" económica e alimentar, para se transformar na Policia Federal Europeia ( FEP)