subir

ENTRE COMPADRES


DATENAS - Avaliações

RESTO do post
LÊ MAIS…

Descobre as diferenças










Nas imagens acima o que se vê? Do lado esquerdo a tomada de posse de um governo de cavalheiros, compostos, e porque dedicados à causa pública acabam de jurar tudo fazer pelo bem dos seus concidadãos. Do lado direito, uma horda de criminosos, de pele escura, a pilhar numa praia os cidadãos. È o Palácio de Belém e a Praia de Carcavelos.
Poucos meses passados, a policia informa que aquilo a que se chamou o arrastão de Carcavelos não foi mais do que uma criação mediática.
Passados três anos ficamos a saber que alguns daqueles senhores bem apessoados, realizaram concursos públicos, fechados à pressa em maratonas nocturnas de despachos, passando pela estranha “praga” dos sobreiros e amigos generosos com nomes tão exóticos como “Jacinto Leite Capelo Rego”. No meio entrou um casino e tudo!
Se,quando em Carcavelos, terão desaparecido apenas duas ou três carteiras, então Zé, como é?

RESTO do post
LÊ MAIS…

O muro da segregação















As duas imagens de satelite em cima, são da cidade palestina de Qalqilya (120 mil habitantes), a primeira tirada em 1999 e segunda em 2004. A diferença entre ambas é que a segunda mostra o muro que os isralitas contruiram para a cercar. O muro que a cerca mostra-se parcialmente na imagem em baixo á esquerda, com torres de vigilância e tudo. A imagem da direita, em baixo é da cidade polaca de Varsóvia, que os nazis cercaram criando o que ficou conhecido por "Gueto de Varsóvia".
Novos tempos, velhas realidades ou como as vítimas copiam depressa...

RESTO do post
LÊ MAIS…

Greenpeace em Portugal


A Greenpeace, abriu no dia 23 de Fevereiro de 2008, um escritório virtual em Portugal. É a Greenpeace Portugal. Vê aí, como podes colaborar.

RESTO do post
LÊ MAIS…

Pontes da LusATENAS











RESTO do post
LÊ MAIS…

nuvens polares de ácido nítrico


A imagem em cima não é um poster, é uma foto de um acontecimento preocupante. É que as nuvens brancas que vêem no cimo da foto,são nuvens polares de ácido nítrico. Criam-se nas regiões polares, a uma temperatura inferior a -78º centígrados.
Em meados do mês de Fevereiro de 2008,criaram -se sobre a Grão Bretanha e Peninsula Ibérica...

As nuvens madrepérola ou nacaradas, como lhe chamam os cientistas, formam-se a partir de acido nítrico ou água e só aparecem durante o inverno, em regiões polares a uma altitude entre os 20 e 25 Km
www.20minutos.es
LÊ MAIS…

Veneza sem água



Veneza é um sonho tremulando nas águas.É uma obra-prima urbana, com canais em vez de ruas, barcos em vez de de automóveis e autocarros e pontes decoradas em vez de metropolitanos. E alguém imagina ver Veneza sem água. Pois cada vez é mais frequente acontecer. E assim, os gondoleiros ficam em casa,já que as suas embarcações jazem no fundo dos canais.
Do clubtrotamundos

RESTO do post
LÊ MAIS…

Mãe Preta


Mãe Preta

velha encarquilhada
carapinha branca
gandola de renda
caindo na anca
embalando o berço
do filho do senhor
que há pouco tempo
a sinhá ganhou
era assim que mãe preta fazia
criava todo branco
com muita alegria
porém lá na senzala
o seu pretinho apanhava
mãe preta mais uma lágrima enxugava
mãe preta, mãe preta,
mãe preta, mãe preta
enquanto a chibata
batia no amor
mãe preta embalava
o filho branco do senhor

Para quem não sabe, estas eram as palavras do poema da primeira versão do "Barco Negro", tão bem interpretado por Amália Rodrigues. Foi proibido... imagine-se lá porquê... ! Canta-a agora, a Dulce Pontes.

boomp3.com

RESTO do post
LÊ MAIS…

Sorriso


O sorriso de Gioconda fica-lhe a léguas...

RESTO do post
LÊ MAIS…

Ana Carolina



É óbvio

RESTO do post
LÊ MAIS…

Cristo Rei faiscado


Por um momento de sorte do fotógafo ou o milagre da máquina de filmar, temos a oportunidade de ver um raio que caiu sobre a estátua do Cristo Rei, no Rio de Janeiro. DATENAS, acredita que tal acontecimento natural, não seja aproveitado para fomento da perigrinação e consequente negócio.

RESTO do post
LÊ MAIS…

Pais e filhos




RESTO do post
LÊ MAIS…

Serviço Nacional de Saúde paga cirurgias plásticas estéticas

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a pagar a realização de cirurgias plásticas estéticas a privados, o que o responsável do Colégio da Especialidade da Ordem dos Médicos considera "imoral".
Segundo Vítor Santos Fernandes, há casos de utentes que recorrem ao SNS e que pedem uma cirurgia estética, sendo por vezes encaminhados por alguns hospitais para o sistema de listas de espera.
Imoral? Para o DATENAS, não é imoral, é um "lindo serviço" de quem não tem vergonha.

Caso este sistema de gestão não consiga uma cirurgia para estes utentes num prazo de nove meses, o serviço é feito por um privado, em regime de convenção.

"Há clínicas que estão a despachar situações de cirurgia plástica de estética pura à custa do erário público", declarou o presidente do Colégio de Cirurgia Plástica da Ordem dos Médicos (OM).

"É imoral que isto aconteça num país onde, por exemplo, há uma comparticipação limitada de medicamentos essenciais. Se o SNS respondesse às outras necessidades, seria então óptimo que respondesse também às necessidades da cirurgia estética", comentou.

Embora realçando que esta é uma atitude marginal e residual nos hospitais públicos, Vítor Santos Fernandes considera que no direito à saúde não está incluído o direito à cirurgia estética.

O coordenador do Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgia (SIGIC), Pedro Gomes, admitiu que existem cirurgias estéticas em espera para os hospitais públicos, mas defendeu que há casos em que estas operações são "absolutamente essenciais".

"Se uma pessoa tem muitas cicatrizes devido a uma operação por causa de um acidente, essa cirurgia é estética, mas necessária", exemplificou.

O responsável lembrou que o SIGIC regista todas as propostas cirúrgicas feitas pelos hospitais, sendo os critérios de inclusão no sistema da responsabilidade dos médicos e das unidades hospitalares.

De acordo com o presidente do Colégio de Plástica da OM, há já alguns hospitais que optam por não incluir em lista de espera utentes que requerem uma cirurgia estética.

Vítor Santos Fernandes entende que deveria existir uma norma que definisse que os casos de cirurgia plástica puramente estética não entrem na lista de espera dos hospitais públicos. Esta norma deveria ter, no entanto, duas excepções: cirurgias para a formação de internos na especialidade e casos em que o médico decida que a cirurgia estética serve outro tipo de propósitos.

O presidente da Associação dos Administradores Hospitalares também concorda com a criação de uma determinação que imponha a não inclusão de cirurgias puramente estéticas em lista de espera.

"Não há por enquanto nada definido. Mas é uma coisa abusiva, estar a colocar na lista de espera situações que claramente não são prioritárias, que são cirurgias de conforto. Era preciso haver uma determinação impositiva", comentou Manuel Delgado.Público.pt
LÊ MAIS…

Afinal não somos parvos


Há uns tempos a esta parte começámos a habituar-nos a não dar ouvidos ao que se lê nos jornais e se ouve nos noticiários. Chegamos à conclusão de que aquilo que tem marcado a agenda mediática, desde as armas do Iraque, ao processo Casa Pia ou ao drama dos McCann, são mais entretenimento para terceira idade, do que assuntos que realmente interessem aos cidadãos e ao pais...
(1 comentário)

Quando um jornal de referência ocupa páginas inteiras a escrutinar a vida de um político de quem económicamente não gosta, para descobrir que há 20 anos ele recebeu 50 contos sem passar recibo ou copiou num exame, ficamos esclarecidos sobre a bondade da informação que temos. Mas o pior de tudo é ouvir, na boleia da agenda mediática, os ridículos lances de retórica dos protagonistas partidários e comentadores oficiosos.
No meio de tudo, vamos sabendo dos milhões que desaparecem ou aparecem nas mãos de alguns figurantes. Mas serão estas notícias melhores do que as outras? E não será a inveja que as faz correr? Resta então esperar que a Justiça nos esclareça. Afinal, vivemos num Estado de Direito.
Porém, o costume da nossa Justiça é adiar, prolongando eternamente os julgamentos. E enquanto eles se prolongam, é sensato que não se fale, sob pena de os influenciar. Tudo cai então no esquecimento. Tanto cuidado, assim, alimenta o cepticismo. É por isso que as últimas declarações do Bastonário da Ordem dos Advogados têm uma frescura que há muito não se via.

(comentário)
Se eu fosse crente diria "aleluia" ou "saravá" ou coisa do género!
Pelo facto de haver ainda alguém lúcido e "desalinhado" em Portugal, entenda-se!
Enviei há dias uma mensagem para a O. dos Advogados de que partilho uma parte:
"...Nunca pensei ouvir um Bastonário da Ordem dos Advogados portugueses dizer o que este disse! Acho que é mais um sintoma de que Portugal está, de facto, a mudar. São coisas com dezenas, quando não centenas, de anos mas lá que Portugal muda, lá disso não haja dúvida! E para melhor! Como cidadão e contribuinte tiro o meu chapéu e faço a devida vénia ao actual Bastonário."
E permita-me acrescentar a minha suspeição sobre aqueles que, quando surje uma voz a falar de corrupção em Portugal, se levantam indignados a clamar por provas. "Então provem". "Avancem com os nomes", etc. Os Pachecos Pereiras e Lobos Xavieres sabem que não é pela existência de denúncias, ou até provas, que um bom advogado não consegue evitar uma condenação. Além de que o julgamento e a sentença são dadas pelos Tribunais e estes...
LÊ MAIS…

Imigrantes de "cartão azul


A Comissão Europeia (CE) vai criar um "cartão azul" que permita a circulação de mão-de-obra qualificada estrangeira na UE. É uma proposta da directiva sobre a admissão de imigrantes altamente qualificados.
Até compreendo que se queira limitar a imigraçao ilegal. Mas distinguirem entre imigrantes "azuis" e "não azuis", isto é, entre qualificados e não qualificados vai uma enorme distância. Então roubam-se aos paises pobres os seus cidadãos mais qualificados? Como poderão sair esses paises do atrazo que já resulta do saque ás suas riquezas?
Será que alguém não percebe que se as pessoas mais desfavorecidas não vierem até à Europa os seus filhos nunca vão ter a possibilidade de virem a sair das suas terras? De nunca virem a ser migrantes de "cartão azul"?
Continuas a ter razão Adriano...



RESTO do post
LÊ MAIS…

Socrates - Dias horribilis


É difícil imaginar que há umas semanas atrás a esmagadora maioria dos comentadores e blogs dizia que um dos grandes problemas do país era a ausência de oposição ao governo. Se por oposição se entende apenas os partidos, o argumento tem peso. Mas em muitas análises, o ponto era que Sócrates pura e simplesmente tinha o campo aberto, que ninguém lhe fazia frente. Esse argumento era fraco na altura. Hoje, já ninguém se atreve a defende-lo.
Antes pelo contrário! Como é típico nestes casos, o zeitgeist passou de um extremo para o outro. Agora, de acordo com o consenso que se lê hoje, Sócrates “cede” a Cavaco, “apazigua” Alegre, “pisca o olho” ao Bloco de Esquerda e é “forçado” pelo PS. Antes, Sócrates “não ouvia” as populações, agora “responde à rua”. Antes Sócrates “tinha secado o PS”, agora “responde ao aparelho”. Era temerário, agora é temeroso.
Estes rótulos, politicamente, sâo relevantes e não são mais de que o resultado de erros, fraquezas e desgaste do governo. O que estamos a ver neste mensis horribilis de Sócrates é o resultado disso.
Tal, talvez não represente uma mudança estrutural na acção, postura e estratégia do primeiro ministro. Estamos apenas num momento no qual a “política” está mais visível. LÊ MAIS…

a FEP - The future of light as we know


Os inspectores da Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) estão receber formação militar de agentes dos serviços secretos portugueses e elementos da SWAT, o corpo de intervenção da polícia norte-americana, dizia o semanário Expresso.
No centro de formação da ASAE em Idanha-a-Nova, os agentes e estagiários da autoridade fiscalizadora, aprendem a manusear armas numa carreira de tiro e técnicas de defesa pessoal.São também ministradas aulas de análise e tratamento de informação por agentes do Serviço de Informação e Segurança (SIS), que transferiu uma das suas técnicas mais especializadas para os quadros da ASAE no âmbito de uma «cooperação específica» entre as duas agências.
Noutro centro de instrução da ASAE, na Arrábida, os inspectores aprendem a utilizar técnicas de imobilização e são treinados em situações de perseguição automóvel.
Está previsto para breve um curso ministrado pela SWAT, que pretende capacitar os novos estagiários da ASAE em técnicas de acção ofensiva.
Para alguns agentes, «esta preferência pela componente musculada» é «uma tentativa de transformar um organismo criado especificamente para a fiscalização das actividades económicas numa verdadeira polícia», refere o referido semanário.
Más linguas ou talvez não, já dizem que a ASAE vai deixar de ser um simples "órgão de fiscalização" económica e alimentar, para se transformar na Policia Federal Europeia ( FEP)
LÊ MAIS…

Bernie Boston morreu


Morreu Bernie Boston, o fotógrafo do "flower power, em 24de janeiro de 2008.
Bernie Boston, foi o repórter fotográfico conhecido pela icónica imagem de um jovem a colocar flores no cano das armas de soldados durante um protesto contra a Guerra do
Vietname em Washington D.C., junto às portas do Pentágono em 22 de Outubro de 1967.
O jovem que colocava as flores, a fazer fé no Washington Post, era um actor novaiorquino chamado George Harris, que então passava por Washington "on his way to San Francisco where he would come out of the closet". George Harris, tambem já morreu em 1982.
A morte agora, de Bernie Boston é, pelo menos para geração de abril, um momento de memória, que naturalmente não se presta a elipses ideológicas, que desde já declaro não subscrever. As coisas são como são. Não há histórias com finais felizes, ou infelizes. Aliás, só há a História, não há o Fim.
Aqui e agora, história está, e estará sempre, nestas duas imagens.
LÊ MAIS…